domingo, 11 de novembro de 2007

Tropa de Elite


Depois de muito ouvir falar e ler a respeito, finalmente resolvi me render e assistir ao filme.
Confesso, não fui ao cinema, vi no computador mesmo.
Mas isso não importa. O que importa é que o Banco Real dá 10 dias sem juros no cheque especial ...
Brincadeiras a parte, amei o filme!!

Acho que, pela primeira vez, mostraram uma realidade sem maquiagem, onde bandido é bandido, polícia é polícia.
Os bandidos (no caso os chefões do tráfico no Rio de Janeiro)são mostrados como marginais e bandidos e não como pessoas que eram do bem e que a sociedade e as desigualdades sociais transformaram no que são.

A polícia é mostrada com todos os seus podres, com sua corrupção, com seus esquemas e não como os bonzinhos que dão o sangue pela sociedade que os julga mal.
Óbviamente, em se tratando de um filme, a realidade não é tão real assim, mas neste caso, foi muito mais real do que em qualquer outro.

A cena que mostra a visão dos universitários de classe média, falando da polícia e "defendendo" a classe "menos favorecida" é muito boa, retrata muito bem a visão de uma classe média, burguesa, mas que se diz engajada nas causas sociais.

Quem proclama este tipo de discurso, nunca vivenciou de verdade o crime e a violência. Nunca esteve com uma arma na cabeça, nunca passou por este tipo de pânico.
É fácil falar quando se assiste a tudo de camarote.

Acho que este filme vai colocar muita gente pra pensar, espero que coloque e que não seja apenas mais um joguinho de marketing ...

Cacá

Nenhum comentário: